Em continuidade às visitas a produtores rurais, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve nesta terça-feira (9), no sítio da família Mariano, no bairro Serrotes, que desde 1985 comercializa hortaliças e legumes nos Varejões Municipais.
A família de nove irmãos, sendo cinco deles trabalhando diretamente com a roça, segue a tradição da agricultura passada de geração para geração. Jones, Francisco e Antônio Mariano foram os produtores que recepcionaram a secretária da Sema, Nancy Thame.
“Não largo o sítio por nada”, disse Jones, completando: “Aqui temos tudo o que a gente precisa”. Ele é quem frequenta os varejões de quarta a sábado para vender os alimentos colhidos diretamente da roça por seus irmãos. A família trabalha nos varejões do Mário Dedini e Santa Rosa às quartas, no 1º de Maio às quintas e, aos sábados, no Central.
Durante a visita os irmãos apresentaram a produção de legumes como brócolis, couve-flor, rabanete, ervilha, cenoura, temperos e hortaliças. A colheita para os varejões é feita apenas algumas horas antes da venda direta para o consumidor. A família também faz parte da Coopihort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores).
“Foi muito interessante esta visita para conhecermos de perto este espaço que tem o cultivo de várias espécies e essa família que faz um excelente trabalho há 37 anos nos Varejões Municipais e fortalece a agricultura familiar de Piracicaba, com alimentos de qualidade”, afirma Nancy.