A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), participou na última semana do seminário Aproximando Cidades e Impulsionando Ações para Segurança Viária no Estado de SP, que ocorreu em São José dos Campos. Esse foi o primeiro encontro presencial da Rede Ruas Completas SP e contou com a participação de 15 cidades paulistas, além de atores de segurança viária das esferas estadual e nacional e da sociedade civil.
O evento teve por objetivo impulsionar estratégias e ações que reduzam as mortes e lesões no trânsito nas cidades paulistas. A Rede Ruas Completas SP é um grupo de 20 cidades paulistas, da qual Piracicaba faz parte, que são comprometidas em implementar ações pela segurança viária. A iniciativa, criada em 2021, é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), e conta com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).
“Ser 20 entre os 645 municípios do Estado que fazem parte dessa iniciativa mostra que Piracicaba está no caminho certo para construir um trânsito cada dia mais seguro para todos. Este seminário foi uma excelente oportunidade para ver na prática como outros municípios estão atuando nesse sentido, compartilhando desafios e ideias”, afirma Jane Franco de Oliveira, secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes.
A agenda do seminário foi composta por debates e exercícios sobre infraestrutura viária e políticas públicas, além de visitas técnicas a ruas que receberam intervenções para se tornarem mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para a bicicleta.
Além da titular da Semuttran, também representaram Piracicaba no evento o chefe do departamento de Educação no Trânsito, da Semuttran, Ricardo Piton, e o arquiteto e assessor de projetos da Pasta, Guilherme Milanez.
Estiveram presentes no evento, representantes de Bauru, Campinas, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Quase cem pessoas, entre gestores e equipes técnicas das cidades, organizadores e organizações parceiras da Rede, participaram do evento.