O Núcleo de Bem-Estar Animal da Prefeitura e a Polícia Militar Ambiental resgataram um sagui, do gênero callithrix, no bairro Monte Líbano, na manhã de ontem (10), por meio de denúncia anônima. Segundo informações fornecidas pelo NBEA, o autor não estava no local no ato da apreensão; a entrada foi liberada pela esposa, que declarou não saber sobre o animal. De acordo com a mulher, o sagui estava em um cômodo da casa que ela não tinha o costume de frequentar.
O autor agora vai responder por manter animal silvestre em cativeiro sem a devida autorização/licença, por meio do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9605/98), podendo ter pena de seis meses até um ano de detenção, se condenado, e multa. Ele será intimado na delegacia para prestar esclarecimentos da origem do animal e dos motivos de mantê-lo em cativeiro de maneira irregular. A multa prevista para esses casos é de R$ 500.
De acordo com o veterinário e coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal, Matheus Ferreira dos Santos, o Núcleo elaborou um laudo constatando a situação sanitária e clínica do animal, o qual evidenciou que as condições não estavam adequadas. Na parte clínica, constatou-se o animal foi retirado de vida livre e que ele estava assustado. O sagui foi encaminhando para um CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Engenheiro Coelho.
Atenderam a ocorrência, além de Santos, os policiais militares cabo Eduardo e cabo Thiago.