Construção da garagem no nível da rua, com a residência e jardim em nível acima dela, tirando partido da vista do terreno, foi solução implantada
Localizada no Condomínio Fazenda Dona Carolina, em Bragança Paulista (SP), a Casa Sabia 1, assinada pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura, é uma prática, sustentável e moderna casa no campo.
Tendo como premissa os desejos dos clientes de ter uma residência voltada para a vista e natureza, os 650m² foram concebidos em dois níveis, devido ao aclive acentuado do terreno.
A busca por uma residência funcional, mas aconchegante e acolhedora, resultou em ambientes sociais interligados, facilitando a interação dos usuários. A parte íntima dividida em dois níveis, aproveitando a declividade do terreno, dá a ideia de todos os quartos estarem no térreo, conseguindo manter a privacidade e dando acesso à bela vista do terreno.
O material em destaque foi grande panos de vidro, que permite abertura total em dias de sol e calor, mas também pode ser vedado devido a localização da residência em uma região de grande amplitude térmica. Além do vidro foram utilizados outros materiais que remetem ao campo como pedra, madeira e acabamentos em tons de terra e bege.
O paisagismo tem grande importância no projeto, envolvendo toda a área e mantendo a ideia da casa ser totalmente integrada no jardim. Isso pode ser observado na entrada com jardim nas laterais, que evidencia a integração com o verde.