Desde 2018

⭐ Piracicaba, 10 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Programação especial do Zoológico conta com visita noturna

Os animais que estão no Zoo são provenientes de resgates FOTO Carolina de Camargo

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e do Zoológico de Piracicaba, realiza uma semana de atividades educativas para comemorar os 51 anos do Zoo, celebrados segunda-feira (01). As atividades acontecem entre os dias 1º e 5 de agosto, no Zoo, e têm como objetivo, além de comemorar o aniversário da instituição, aproximar a população piracicabana, promovendo diálogos sobre o papel ambiental do Zoológico, por meio dos seus pilares de atuação: conservação, pesquisa e educação ambiental.

No total serão três grupos de atividades que envolverão público escolar, funcionários do Zoo e uma visita noturna aberta ao público.

A programação começa com uma formação interna com os funcionários do Zoo, sobre sustentabilidade e gerenciamento de resíduos sólidos gerados no Zoológico. O encontro será realizado segunda-feira (01), aproveitando o dia em que a instituição é fechada ao público. “Esse movimento é importante para a sustentabilidade ambiental do Zoo, pois visa a adoção de hábitos sustentáveis dentro da gestão do Zoo, como a separação correta dos resíduos e manutenção da composteira. Além disso, a formação dos funcionários já é uma prática adotada pela gestão da instituição”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Nea/Sedema.

De 02 a 05 de agosto, das 9h às 11h, será realizada uma visita com os estudantes de terceiros a quintos anos da Escola Municipal Luís Cláudio Alves. O objetivo da atividade é retomar as visitas monitoradas no Zoo, abrangendo as escolas que estão no entorno da instituição, assim como estimular o diálogo entre os estudantes sobre biodiversidade e a importância dos zoológicos na conservação das espécies da fauna brasileira.

Já na quarta-feira (03), às 19h, acontece a visita noturna, aberta ao público. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo link https://forms.gle/USXULsELpZj2Uh1D8. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram no dia 31/07.

Laís comenta que a visita noturna é o destaque da programação, uma vez que tem por objetivo aproximar a população dos trabalhos realizados pelo Zoo, por meio de atividades educativas e de enriquecimento ambiental realizadas com os animais de hábitos noturnos.

O Zoológico foi inaugurado em 1º de agosto de 1971, pelo professor da Esalq/USP, Doutor Edmar José Kiehl. Na primeira década dos anos 2000 passou por uma grande reestruturação e foi reinaugurado em 1º de maio de 2007, atendendo as normas técnicas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e contando com uma nova infraestrutura de apoio.

Seus principais objetivos são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a educação ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentivo às práticas de conservação da natureza.

De acordo com a bióloga do Zoológico, Paula Cendrowicz de Souza Matias, os animais que estão no Zoo são provenientes de resgate, sendo filhotes que perderam a mãe e precisaram ser criados sob cuidados humanos, animais silvestres apreendidos por guarda ilegal em cativeiro, animais silvestres apreendidos por maus tratos e animais que sofreram ferimentos e não puderam retornar à natureza.