Desde 2018

⭐ Piracicaba, 6 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Audiência debate abertura de via e moradores de rua na Praça José Bonifácio

Audiência Câmara - Praça José Bonifácio

Projetos de revitalização da Praça José Bonifácio foram debatidos nesta quarta-feira (6) em Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba

Palco da história e cultura piracicabanas, a Praça José Bonifácio, foi o tema de Audiência Pública realizada na tarde de quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Piracicaba. A audiência foi solicitada pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).

Dentre os apontamentos do parlamentar estão a remodelação viária da rua São José, de forma que atravesse a praça e permita a passagem de veículos, a ampliação do número de vagas de estacionamento, a substituição da atual iluminação por lâmpadas LED, a poda das árvores que impedem a visualização de fachadas de prédios nas redondezas da praça e a elaboração de estudos de adequação dos canteiros elevados atualmente existentes.

Não podemos usar aquele discurso que tem que estudar, estudar, e já se passou um ano e meio. A gente tem que fazer algo rápido a médio prazo e a longo prazo”, disse Trevisan Jr.

Segundo o secretário municipal Alex Salvaia, titular da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que reforçou que “as praças da cidade, de forma geral, são administradas pela Sedema “, opções para a praça estão sendo estudadas.

Nós estamos organizando um planejamento, já tivemos apoio de uma arquiteta que fez dois desenhos de alterações na praça e estamos tentando adequar e acomodar os interesses de todos os usuários da praça”, disse.

Audiência Câmara - Praça José Bonifácio
Vereadores e secretários municipais participaram da audiência para discutir ações na Praça José Bonifácio

População em situação de rua também foi discutida na audiência. A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravante, lembra que essa situação não é apenas uma questão social.

A questão é multifatorial e temos que pensar que junto com a questão social tem questões de saúde, de segurança pública, de meio ambiente, de esportes, lazer, cultura e educação”.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) também ponderou “que o trabalho é bem maior. Não adianta fazer uma ação aqui na Praça José Bonifácio e a praça Takaki, a praça Imaculada Conceição sofrerem com as consequências. Temos que ter um trabalho bem elaborado”.

Mudanças viárias e espaço cultural – A proposta de abertura de vias para veículos no meio da praça também suscitou debates entre os participantes.

A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte, Jane Franco Oliveira, pontuou a necessidade de estudos mais detalhados sobre possíveis alterações viárias no local:

Ideias nós temos várias, mas não podemos pensar como um só, mas sim como um todo”.

O vereador Paulo Camolesi (PDT) defendeu que a praça deve ser destinada prioritariamente às pessoas, e não aos veículos.

Hoje está se pedindo mais vagas, enquanto países desenvolvidos estão tentando tirar os carros da rua. Hoje estamos pedindo para abrir a rua… Me desculpem, mas isso não tem coerência”, disse.

Segundo Sílvia Morales (PV), “a praça, principalmente a Central, tem essa função social, econômica, ambiental e histórica. Há um conceito de cidades justas, sustentáveis e democráticas presente no Estatuto das Cidades, então, precisamos sempre pensar nesses conceitos”.

Rai de Almeida lembrou que a Praça José Bonifácio é um ponto histórico e cultural da cidade, e defendeu que ela deva ser pensada “como ponto de convivência que reúna todas as diferenças da cidade”. Segundo a vereadora, um projeto a ela voltado “não ocorrerá no estalar de dedos”.