Pesquisas indicam que 70% do sucesso profissional vem da inteligência emocional
Diariamente nossas emoções são testadas, seja em momentos de ira, estresse ou angústia. E nem sempre reagimos bem. Mas é perfeitamente possível reverter esse quadro e aprender a lidar com essas emoções para melhorar os relacionamentos pessoais e crescer profissionalmente, até conquistar o espaço que você tanto almeja.
E estamos falando um início de uma mudança gigantesca, uma revolução na sua vida, onde você é o protagonista, conta Shana Wajntraub, psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie.
Pesquisas indicam que 70% do sucesso profissional vem da inteligência emocional. “Sinto muito em dizer, mas pessoas com baixa inteligência emocional dificilmente vão crescer”.
Antes de tudo, é preciso entender como se dá o mecanismo que nos joga na arena emocional da vida. Uma emoção se manifesta em apenas 0,25 segundo após um acontecimento. E só depois de 1 segundo passamos a regular essa emoção. A partir daí, se você não tiver consciência do seu estado emocional e das ferramentas necessárias para saber lidar com ele, você pode se prejudicar com suas reações.
O primeiro passo nesse processo de aprendizagem é a autoconsciência. Perceber suas emoções, como você funciona, o que você gosta, o que você não gosta.
Faça um exercício simples. Feche os olhos, deite ou se sente de forma confortável. Respire fundo e procure olhar para dentro de si. O que você está sentindo nesse exato momento? Você consegue descrever exatamente o que sente? Que tipo de emoção, sentimento ou percepção você tem? Quais palavras poderiam ser usadas para definir isso? Que frase resumiria o que você percebeu?”.
A profissional ainda complementa:
A não ser que você já tenha feito isso antes, arrisco a dizer que não é tão simples identificar o que você sentiu ou percebeu, estou certa? Essa dificuldade se dá porque a inteligência emocional ainda não foi melhor trabalhada em você. Não se crucifique, são poucas as pessoas que podem ser consideradas plenas em matéria de inteligência emocional. A boa notícia é que você pode identificar os seus sentimentos e os dos outros e aprender a lidar com eles”, explica Shana Wajntraub.
Depois de perceber, é hora de gerenciar. Esse representa o segundo pilar da inteligência emocional. Mudar a emoção em prol de um objetivo. Nessa fase, já não se age por impulso; você pensa antes de agir, porque tem consciência dos seus sentimentos. “Muitas vezes temos dificuldade de perceber que emoção sentimos e como lidar com ela. Saber que estou com raiva e não devo tomar uma decisão ou discutir com alguém, por exemplo, é algo que a autoconsciência e o autogerenciamento podem proporcionar. A raiva é uma emoção básica, tristeza é uma emoção básica, e elas nos ajudam na sobrevivência, e você consegue gerenciar isso a seu favor. É preciso também aprender a se adaptar a diferentes perfis e cenários, seja numa empresa, seja onde você trabalha, seja em casa, não importa”, complementa Shana Eleve.
O terceiro alicerce na busca pelo equilíbrio nas emoções é a consciência social, aprender a perceber as outras pessoas, seja pelo verbal ou não verbal. Não se preocupe se você não sabe como fazer isso. Pouca gente tem essa perceptividade. Um exemplo: tem gente que não percebe se é hora ou não de falar, não tem tato para entender a reação do outro, não consegue sentir se há feedback.
O quarto pilar que o curso ensina é a gestão de relacionamento, a habilidade de agir com empatia e nutrir boas relações. Para isso é preciso saber transitar bem em diferentes perfis, conseguir influenciar, ser agradável, se adaptar. Essa é a chamada inteligência social.