Estão cada vez mais comuns os ambientes das casas repletos de plantas, seja em vasinhos ou paredes vivas. E no banheiro não é diferente! O cômodo pode ser perfeito para apostar em um jardim vertical.
De modo estratégico e funcional, inserir um jardim vertical no banheiro pode transformá-lo em um local revigorante, com boas energias que ajudam no relaxamento na hora do banho. Além disso, esse toque verde pode trazer charme e modernidade ao espaço”, conta Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para boxes de banho e portas de vidro divisórias de ambiente.
Na hora de escolher as plantas que vão compor o jardim vertical, é preciso se atentar aos tipos que se dão melhor em ambientes internos e úmidos, com pouca ventilação e luminosidade natural.
As plantas mais indicadas para o banheiro, são a samambaia, palmeira ráfia, palmeira camedória, espada de São Jorge, zamioculca, cactos e suculentas. Apesar de serem tipos bem diferentes umas das outras, todas elas se adaptam bem ao local”, recomenda Érico.
De acordo com o profissional, apesar das plantas do jardim vertical não precisarem de sistema de irrigação e manutenção de cultivo diário, é importante ter certos cuidados com essas folhas.
Uma boa dica também é apostar em uma iluminação estratégica em certos pontos do banheiro, como na área de banho, que irá ajudar no relaxamento. Outro item importante são os espelhos, que auxiliam a refletir as energias boas no local”, indica o profissional.