Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Psicóloga alerta empresas para que cuidem da saúde mental dos funcionários após a pandemia

Cristiane Zulini - Psicóloga
Texto: Cristiane Sanches

Cristiane Zulini diz que o número de afastamentos de trabalhadores por transtornos mentais cresceu 65% e que empresas devem estar atentas

Com mais de 20 anos de carreira e especialista em eventos pós-traumáticos, a psicóloga Cristiane Zulini destaca nesta entrevista que as empresas devem redobrar a atenção sobre a saúde mental de seus colaboradores no retorno ao trabalho após a pandemia de Covid-19. “Vejo que a grande maioria das empresas não está preparada para receber este colaborador que está enlutado, com sequelas da Covid-19; depressivo, com crises de ansiedade e sobrecarregado”, diz.

Como e por que você escolheu a psicologia?

Escolhi a psicologia há 20 anos por ser uma jovem curiosa e empática com as questões que envolviam não só meus colegas, como a mim mesma. E no decorrer da formação, fui me tornando cada vez mais apaixonada pela mente e pelo comportamento do ser humano. Estou sempre me atualizando e reciclando conhecimento, pois o ser humano vive em permanente mudança, portanto, temos que nos atualizar sempre.

A pandemia de Covid-19 afetou a sociedade de forma tão profunda que temos a sensação de que os profissionais da saúde mental nunca foram tão necessários. Qual o papel deles neste momento?

Na pandemia, pude viver uma experiência única na minha vida e na minha carreira profissional: fiz parte de um grupo voluntário (Abrigo Humano) para atendimento a vitimas da Covid, em todas as áreas que a doença pudesse afetar. O projeto começou em Manaus (na época, a capital amazonense enfrentava a falta de oxigênio nos hospitais) e depois se expandiu para todo o país. Os atendimentos eram feitos no formato de plantão psicológico e on-line. Nesta vivência profissional aprendi a dar valor à vida, para o dia de hoje, para as pessoas que estão ao meu lado e à minha saúde. O amanhã pode não existir, então vamos tentar fazer e viver o que melhor podemos hoje? Vejo que o papel do profissional da área da saúde neste momento é de suma importância; famílias perderam empregos, perderam seus familiares; casamentos foram rompidos; o ensino foi totalmente prejudicado; fora o aumento do número de casos de depressão e ansiedade.

Muitas empresas estão se deparando com colaboradores afetados psicologicamente pelas situações impostas pela pandemia. O que sugere que elas façam?

Vejo que a grande maioria das empresas não está preparada para receber este colaborador que está enlutado; com sequelas da Covid; depressivo e com crises de ansiedade. O número de afastamentos aumentou 65% nas empresas, devido a problemas de saúde mental. Cada empresa a meu ver, e dentro das suas possibilidades, deveria consultar um psicólogo que trabalha com eventos pós-traumáticos e fazer um levantamento da necessidade psíquica do seu colaborador. Pode ser por meio de palestras mensais, grupo de acolhimento e atendimentos individuais.

O que você destacaria em sua vida profissional nesses 20 anos de carreira?

Eu atuo tanto na psicologia clínica como na organizacional. Sou especialista em cinesiologia (integração fisio-psíquica) e formada em técnicas de intervenção suicida. Tenho, ainda, formação em TEPT (transtorno de episódios pós-traumáticos) e aplico terapias holíticas como Barras The Acess e Catatonia (técnica desenvolvida por Carl Gustav Jung). Fui coordenadora do setor de saúde mental de um hospital de Piracicaba e trabalhei como consultora em empresas. Participo de palestras em empresas e escolas, abordando diferentes temas voltados à saúde mental.Hoje meus atendimentos são presenciais ou on-line, o que me permite atender pacientes de outros estados ou países.

Quais são seus planos profissionais para 2022?

Quero continuar com meus atendimentos na clínica, colocar em prática meu projeto de levar a saúde mental para dentro das empresas e também para dentro das escolas. E uma pós-graduação, claro, mas esta informação eu ainda não posso compartilhar (risos).


Cristiane Zulini – Psicóloga

Rua Bernardino de Campos, 588 – Sala 108, Bairro Alto – Piracicaba/SP
Fone: (19) 98196-6000
Instagram: @cristianezulinipsicologa
Facebook: Cristiane Zulini – Psicóloga
E-mail:czulini@terra.com.br


A jornalista Cristiane Sanches é editora do blog Papo com Cris e do perfil @papocomcris no Instagram e Facebook. Quinzenalmente, ela publica neste espaço uma entrevista com empreendedores com histórias inspiradoras.

Publicidade