Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Ilumina, Observatório e UPA motivam questionamentos na Câmara

136148

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em caráter de urgência na noite desta quinta-feira (14), durante a 38ª reunião ordinária de 2021, os requerimentos 934936 e 943, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr e de outros parlamentares, e que pedem ao Executivo informações, respectivamente, sobre o Observatório Astronômico, sobre a falta de médicos pediatras na Unidade de Pronto Atendimento do Piracicamirim e sobre a suspensão das atividades do Hospital Ilumina.

A primeira propositura pergunta os motivos que levaram ao fechamento do Observatório, o custo anual e mensal de manutenção do espaço e de seus equipamentos e funcionários, se há algum projeto para para a construção de um novo prédio ou se existe algum projeto de reforma do espaço atual. Em caso afirmativo, a propositura pergunta a qual secretaria municipal ele ficará subordinado. O requerimento também pede que sejam encaminhados os relatórios de visitantes dos anos de 2019, 2020 e 2021

Já o requerimento 936/2021 pede ao Executivo que informe se, conforme denúncias veiculadas em redes sociais, houve falta de médicos pediatras na UPA do Piracicamirim entre nos dias 9, 10 e 11 de outubro.

A propositura também solicita que sejam informados detalhes sobre o funcionamento da unidade, atualmente gerida pela Organização Social Cegecon, como por exemplo o número de médicos nela lotados, o procedimento para encaminhamento de pacientes e o número de casos de Covid registrados na unidade.

O terceiro dos requerimentos aprovados em regime de urgência, o 943/2021, pede ao Executivo informações sobre a Fundação Ilumina, que recentemente anunciou à imprensa a suspensão das atividades do Hospital Ilumina devido à falta de recursos.

A propositura pede, dentre outras coisas, que sejam apresentadas as prestações de contas da Fundação referentes ao exercício passado e aos meses de janeiro e setembro deste ano, e também que seja detalhado o montante que ela “recebe do SUS referente a uma consulta” e,  “qual o valor pago ao médico”. O requerimento pergunta, também, “quais são os recursos recebidos pelo Hospital Ilumina” e “quanto a Prefeitura Municipal de Piracicaba repassou à Fundação Ilumina até a presente data”. Ela, por fim, pede cópias do estatuto da entidade e a relação de médicos e funcionários contratados e voluntários.

Tribuna popular – A 38ª reunião ordinária de 2021 também foi marcada pela volta da tribuna popular, um espaço democrático e acessível a qualquer cidadão para que possa discursar, por até 10 minutos, sobre um tema de sua escolha.

O primeiro a fazer o uso do espaço na noite desta quinta-feira foi o servidor público aposentado Wilson João Trindade, que pediu melhores condições para os servidores públicos municipais e mais incentivos à cultura e ao esporte na cidade.

Publicidade