Estão programas atividades acadêmicas, palestras e debates, sobre temas relacionados às ciências agrárias, biológicas, ambientais e sociais aplicadas
Começa nesta segunda-feira (4/10) e vai até o dia 9 deste a 64ª Semana Luiz de Queiroz. O evento também comemora os 120 anos da Esalq /USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). O evento tem como proposta estimular a troca de conhecimentos, reunir estudantes e egressos, aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho e promover a interação entre membros das comunidades interna e externa.
Estão programas atividades acadêmicas organizadas pela Instituição, cujo Programa Geral contará com palestras e debates, sobre temas relacionados às ciências agrárias, biológicas, ambientais e sociais aplicadas. Este ano, em virtude da continuidade da pandemia, os eventos foram formatados virtualmente para que os aspectos de segurança e isolamento sejam mantidos.
História
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz nasceu do sonho de Luiz Vicente de Souza Queiroz, doador da Fazenda São João da Montanha ao governo do Estado de São Paulo, para criação de uma escola agrícola.
Fundada em 3 de junho de 1901, até 1934 a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. É uma das unidades fundadoras da USP (Universidade de São Paulo). Tem como missão promover atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas para a formação de profissionais com excelência e cidadania, reconhecidos nacional e internacionalmente, para atender às demandas da sociedade.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, já formou mais de 16 mil profissionais na graduação e já titulou mais de 10.500 mil mestres e doutores. A Escola figura entre as principais instituições de Ciências Agrárias do mundo. Estão à disposição dos seus 3.000 estudantes 130 laboratórios instalados em 12 departamentos e 4 Estações Experimentais. Trabalham na Esalq cerca de 650 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.
No campus Luiz de Queiroz são oferecidos sete cursos de graduação:
- Administração
- Ciências Biológicas
- Ciências dos Alimentos
- Ciências Econômicas
- Engenharia Agronômica
- Engenharia Florestal
- Gestão Ambiental
No âmbito da Pós-graduação, os pesquisadores podem acessar os seguintes programas:
- Administração
- Bioenergia
- Bioinformática
- Ciência Animal e Pastagens
- Ciência e Tecnologia de Alimentos
- Ecologia Aplicada
- Economia Aplicada
- Engenharia de Sistemas Agrícolas
- Entomologia
- Estatística e Experimentação Agronômica
- Fisiologia e Bioquímica de Plantas
- Fitopatologia
- Fitotecnia
- Genética e Melhoramento de Plantas
- Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal
- Microbiologia Agrícola
- Recursos Florestais
- Solos
- Nutrição de Plantas