Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeitura alega pandemia e falta de conservação para fechar Observatório

ObservatórioAstronômicodePiracicabaEliasSalum RED

O vice-prefeito e atual secretário municipal de educação de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos (DEM), em resposta ao requerimento 851/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), informou que a prefeitura está trabalhando em um novo projeto para contemplar as atividades anteriormente desenvolvidas no Observatório Astronômico “Elias Salum”, fechado desde o início da pandemia.

Segundo a resposta ao requerimento, “a atual administração municipal o recebeu em péssimo estado de manutenção e há muito tempo sem atividades, por conta da pandemia”, e está “estudando alternativas”.

Segundo o secretário, a prefeitura já está trabalhando em um novo projeto, que deverá contemplar as atividades antes desenvolvidas no já desativado Observatório Astronômico. Ele não detalhou prazo nem possíveis locais para o novo projeto.

Kawai lamentou a decisão do governo municipal e disse que a alegação da prefeitura não se justifica, já que a ausência de atividades no observatório, durante a pandemia, ocorreu por imposição legal, e não pela falta de uma agenda de eventos, palestras e outras atividades que sempre foram desenvolvidas, inclusive durante a gestão de Ferrato, que já foi prefeito da cidade de 2013 a 2016.

O parlamentar lembrou que o espaço foi criado para estimular o estudo da astronomia e que o bom desempenho de Piracicaba em várias olimpíadas de astronomia atesta a eficácia das ações ali desenvolvidas: “assim como já sinalizou o governo municipal, em desalojar o acervo da Pinacoteca e da Biblioteca Municipal, não faz o menor sentido desativar o observatório para reconstruí-lo em outro local”, comentou. “É mais vantajoso fazer a manutenção necessária do que tentar desconstruir as ações realizadas por governos anteriores sob o pretexto de que não foram bem cuidadas”, considerou Kawai.

Publicidade