Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeito reafirmar que Pinacoteca Municipal vai para o Engenho Central

Pinacoteca Municipal “Miguel Archanjo Benício d’Assumpção Dutra”

Prédio já foi oferecido pela administração para a Polícia Federal instalar a sua sede; mudança é alvo de críticas de vários segmentos

O prefeito Luciano Almeida voltou a afirmar que a Pinacoteca Municipal “Miguel Archanjo Benício d’Assumpção Dutra”, na rua Morais Barros  será transferida para o Engenho Central. Alvo de críticas, a medida é defendida pela atual administração que deve instalar o acervo no galpão 14 do Engenho. A justificativa para isso é a pouca visitação que a Pinacoteca recebe atualmente.

Além disso, o prédio já foi oferecido pela administração para a Polícia Federal instalar a sua sede. Atualmente, a corporação funciona em um prédio alugado no bairro São Dimas.

Recebemos recentemente um documento da Prefeitura de Piracicaba demonstrando interesse na cessão do uso do prédio onde atualmente abriga a Pinacoteca para que após sua mudança, ali seja instalada a nova sede da Polícia Federal. O prédio é adequado à Polícia Federal e atende plenamente às nossas necessidades”, informou a delegada Melissa Maximino Pastor por meio de nota enviada ao Piracicaba Hoje no mês de agosto, quando questionada sobre a possibilidade de mudança.

Em uma live realizada na sexta-feira, o prefeito voltou a defender a ideia. “Continua aí um grupo de pessoas que estão preocupadas com um prédio e não com a cultura de verdade, com as artes, mas nós estamos fazendo um trabalho bacana e a geste espera logo estarmos apresentando a nova Pinacoteca, um projeto maravilhoso de acesso à população. Hoje, só alguns poucos privilegiados têm acesso a esse belíssimo acervo que nós temos em nossa cidade”, afirmou.

O projeto também foi defendido pelo secretário da Ação Cultura, Adolpho Queiroz. Ao Piracicaba Hoje disse  recentemente que o galpão 14 será reformado para receber o acervo com recursos já anunciados pelo Governador do Estado, João Doria.

Apesar das justificativas, no entanto, as críticas persistem. No dia 28 de agosto, um abraço no prédio da Pinacoteca foi realizado por dezenas pessoas. No dia 1º deste mês, artistas fizeram novo manifesto contrários à mudança no mesmo local.

Publicidade