Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Governador sanciona lei que cria Região Metropolitana de Piracicaba

240505506_1541106052898978_7691263396638669946_n

O Governador João Doria sancionou nesta terça-feira (24), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, a Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba. Também foi sancionada a Região Metropolitana de São José do Rio Preto. De acordo com o governo, a iniciativa faz parte de uma nova organização territorial em São Paulo para promover políticas públicas e facilitar a captação de recursos para investimentos regionais.

Participaram da solenidade, o prefeito Luciano Almeida, o deputado estadual Roberto Morais, o deputado Alex de Madureira, entre outras autoridades locais e regionais.

“Foi uma longa caminhada para chegar até aqui e ver a concretização de um sonho é muito importante para o desenvolvimento regional. Estamos no caminho certo para a retomada do crescimento e representados pela nossa grandeza e potenciais econômicos, turísticos, agrícolas, sociais e dentre tantos outros”, postou Roberto Morais em uma de suas redes sociais.

“Vamos trabalhar para que a RMP seja um marco! Com as ações conjuntas, todos ganham. Buscaremos soluções mais eficientes e seguiremos juntos para melhorar a vida das pessoas”, escreveu o prefeito.

“Este é um Governo municipalista e é por isso que estamos aqui. Temos bons exemplos no passado e muitas realizações no presente”, afirmou o Governador. “Nós estamos aqui construindo o futuro com a sanção das leis que criam essas duas novas regiões e, com isso, elevamos a importância de todas as cidades que as integram. Prefeitos e Prefeitas sabem a importância que é estar em uma Região Metropolitana”, acrescentou Doria.

“Nosso Governo promove uma nova regionalização do Estado, algo que ficará como um legado para os próximos Governadores. Esse trabalho faz com que São Paulo tenha, após a decisão da Assembleia Legislativa até o final do ano, nove Regiões Metropolitanas, oito Agrupamentos Urbanos e 14 Regiões de Estado”, declarou o Vice-Governador Rodrigo Garcia, que também é Secretário de Governo.

Os grupos vão discutir projetos de interesse regional, estabelecer metas e executar funções técnico-consultivas. As regiões também poderão contar com fundos de desenvolvimento para aporte de recursos públicos e de órgãos de fomento.

O Governo de São Paulo revisou as diretrizes legais para a Organização Regional do Estado e propõe a inclusão da sociedade civil em todos os conselhos regionais. O Estado ainda criou o Parlamento Regional, que vai integrar Vereadores dos 645 municípios paulistas à Governança Interfederativa proposta na Nova Regionalização.

As 24 cidades que compõe a Região Metropolitana de Piracicaba são: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, que reúnem cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Publicidade