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⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

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Paradas pro Sucesso anuncia os finalistas de concurso cultural

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Nesta sexta-feira (06), às 10h, os três finalistas de cada categoria do Concurso Cultural Paradas pro Sucesso serão divulgados na WEB. São três categorias: a) Fundamental do 1º ao 5º ano – desenho; b) Fundamental do 6º ao 9º – desenho e/ou vídeo; c) Ensino Médio – desenho e/ou vídeo. Os prêmios do concurso são bolsas de estudo de 100% oferecidas por escolas de música e de artes da cidade: Escola de Música Momento Musical, Escola de Desenho Visuart, Estúdio Di Canto, Newton Oliveira Models e Escola de Música Vivace. Os premiados serão conhecidos no dia 27 de agosto.

O concurso reuniu 95 trabalhos de estudantes entre vídeo (13 produções) e desenho (82 obras) de 24 escolas estaduais do ensino Fundamental e Médio de Piracicaba. A iniciativa é uma parceria entre a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba e a campanha antitabagista Paradas pro Sucesso para estimular a criatividade e as habilidades artísticas dos alunos, além de promover a discussão sobre o tema.

Para o Dirigente Regional de Ensino Fábio Augusto Negreiros, a atividade cultural proposta “é muito importante para conscientizar os alunos e as famílias sobre os perigos causados pelo tabagismo. Nas comunidades carentes, onde a informação é mais difícil de chegar aos lares, ao discutirmos o tema com os alunos, eles fazem o papel de agentes multiplicadores dessas informações e replicam com as famílias”.

De acordo com a cardiologista Juliana Barbosa Previtalli, idealizadora da campanha Paradas pro Sucesso, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) define o tabagismo como doença pediátrica por ser muito comum os usuários iniciarem o consumo em idade escolar”. Tanto que o Artigo 7º da Resolução 213/2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que, nos postos de venda,  o tabaco e derivados sejam “expostos o mais distante possível de balas, gomas de mascar, bombons, chocolates, gelados comestíveis e brinquedos, de modo a não facilitar a visibilidade por crianças e adolescentes”.

Segundo Negreiros, a receptividade ao concurso foi excelente e mostrou a importância do assunto:

Os professores abraçaram com muito entusiasmo o projeto, os alunos acolheram bem a ideia e não tiveram receio de responder aos professores sobre o uso dentro da família. Foram participativos, realizaram as atividades propostas, questionaram os docentes sobre as dúvidas, realizaram pesquisas com os parentes. E assim, o projeto envolveu a escola toda”.

A seleção dos trabalhos, feita por banca formada por membros da Diretoria de Ensino, pela professora de música Ivete Machado e pela médica, obedeceu aos critérios do edital do concurso, como por exemplo, criatividade e originalidade. Segundo o dirigente, “foi muito difícil selecionar apenas alguns, pois percebemos que em todos os trabalhos houve muita dedicação da escola, dos professores e, principalmente, dos alunos em produzir obras pertinentes e criativas”.

Negreiros defende que essa discussão seja inserida no cotidiano das escolas com orientações precisas e corretas para reduzir o uso do cigarro entre os adolescentes. Ele explica que a maior dificuldade que poderia ocorrer é “a abordagem do assunto de forma a se encaixar na faixa etária dos estudantes. Daí a importância também de orientações aos docentes para adotarem práticas adequadas à idade dos alunos nas aulas e nas atividades sobre o tema”.

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