Recesso de meio de ano terminou na sexta-feira (23); nesta semana, para preparativos, as aulas serão remotas
A Prefeitura de Piracicaba informou, na sexta-feira (23), como será o retorno presencial dos alunos da rede municipal neste segundo semestre. Na quarta-feira (21), o prefeito Luciano Almeida publicou no Diário Oficial do Município o decreto 18.823 que trata da retomada das atividades presenciais nas escolas.
De acordo com o documento, todos os profissionais da educação da rede pública municipal de ensino que estavam em regime de teletrabalho devem cumprir sua carga horária ou jornada de trabalho integralmente em regime presencial, após ter recebido a segunda dose ou dose única de vacina para covid-19 e decorrido o prazo de 14 dias de imunização.
Sobre o retorno dos alunos, porém, o decreto apenas limitou o total de alunos à capacidade de cada escola em manter ao menos um metro de distância entre as pessoas, mas, na sexta-feira, o CCS (Centro de Comunicação Social) explicou como será o retorno.
De acordo a Prefeitura, as 124 escolas da rede municipal, que atendem 36.321 alunos, retomam as aulas ainda de forma remota nesta segunda-feira (26) para as equipes se preparem para o retorno presencial.
A partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto, na Educação Infantil, que atende crianças de zero a três anos, o atendimento será de até 35% da capacidade, levando em conta as crianças das famílias que optaram pelo retorno presencial e que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social. Outro critério é atender as crianças cujas mães trabalham fora, mediante comprovação. A progressão de atendimento será feita de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança. Não haverá revezamento nessa faixa etária, para que haja uma melhor adaptação das crianças, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
Para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, as aulas retornam com 50% da capacidade, progredindo gradualmente em um sistema de rodízio, de acordo com a capacidade física das unidades, respeitando o distanciamento de um metro.
Já para os alunos do Cieja (Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos), o retorno presencial ocorrerá de acordo com a capacidade física das salas, respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada um.
A Secretaria Municipal da Educação explicou que as famílias dos alunos da rede foram consultadas sobre o retorno. Nessa fase de transição, a presença dos alunos não é obrigatória e o revezamento será entre os alunos que as famílias optaram pelo retorno presencial. As escolas funcionarão no período normal, recebendo os alunos na parte da manhã, das 7h às 12h, e na parte da tarde, das 12h30 às 17h30.