Mais conhecidos como “dentes do siso” ou “dentes do juízo”, os terceiros molares podem causar sofrimento quando nascem ou quando são removidos, por meio de procedimento cirúrgico. Natália Lima, dentista do Sistema Hapvida, explica os motivos da remoção e a importância de um diagnóstico correto.
Natália descreve que os terceiros molares podem nascer em posição incorreta. “Essa situação atrapalha os demais dentes. Por isso é feita a cirurgia de remoção e muita gente tem medo”, citou.
Os exames de imagens são recomendados para analisar se o dente está na posição correta. “Com o diagnóstico certo, visita a um bom profissional e exames radiológicos, é possível traçar o correto planejamento para esses dentes. Na radiografia, principalmente na panorâmica, é possível verificar quais estruturas devem ser preservadas. Nos casos de dentes mais difíceis, também podemos recorrer às tomografias, que vão mostrar a correta posição desses dentes”, exemplificou.
A recomendação de Natália é que o dentista seja visitado com frequência porque, quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, será possível evitar complicações com esses dentes.