Colégio PoliBrasil traz a disciplina “Projeto de Vida” para sua grade curricular. Aulas têm o objetivo de ajudar os estudantes a terem uma vida adulta mais feliz
O Colégio PoliBrasil inclui em sua grade curricular, a partir de 2020, a nova disciplina “Projeto de Vida” para enriquecer a formação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. De maneira geral, as aulas têm o objetivo de ajudar os estudantes a terem uma vida adulta mais feliz e realizada, por meio do protagonismo.
A nova disciplina consta na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e visa desenvolver competências sócio emocionais e a capacidade de fazer planos e gerir a própria vida.
A disciplina visa assegurar a formação de jovens autônomos, solidários e competentes por meio de um novo modelo de escola, para que planejem e desenvolvam o seu Projeto de Vida e se tornem protagonistas de sua formação, investindo em atividades que possibilitem ao aluno olhar, dizer, escutar, perceber a si mesmo e ao outro, respeitar a si mesmo e ao outro e responsabilizar-se pelo processo pessoal e coletivo”, detalha Fernanda Andreello, vice-diretora do Colégio PoliBrasil.
Espera-se, dessa maneira, contribuir para que os estudantes possam: desenvolver as habilidades e competências do século 21, previstas nos Quatro Pilares da Educação:
- Construir e incorporar conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisão.
- Desenvolver a responsabilidade por suas escolhas, compreendendo que as escolhas que fazem na atualidade influenciam o seu futuro.
- Perceber a importância da escolaridade para que seus planos futuros possam ser realizados. Além de vislumbrar diferentes cenários e as possibilidades para sua formação acadêmica e profissional.
- Aprender a projetar e traçar caminhos entre o hoje e o amanhã; colocar em prática todas as possibilidades de vivência do Protagonismo; introdução ao mundo do trabalho e muito mais.
Ter um Projeto de Vida é refletir sobre o que se quer ser no futuro e planejar ações concretas para chegar lá. É o traçado entre o ser e o querer ser, repensar a própria vida para assumir o controle total dela, além de ajudar o aluno a ter mais equilíbrio e descobrir como distribuir seu tempo e tarefas para ter uma vida em harmonia com seus propósitos”, enfatiza Fernanda.
Nesse processo, algumas aprendizagens são importantes para que o aluno perceba que seu caminho se conecta com um projeto coletivo: ele precisa sentir-se integrado e aceito pelos professores e colegas, com segurança para encarar os desafios de cada etapa em direção ao futuro que vislumbra.
Segundo a BNCC, é papel da escola ajudar os estudantes a se reconhecerem, considerando o seu potencial e sua participação no mundo. Para isso, é preciso que os alunos sejam protagonistas de suas vidas.
Por isso, a disciplina “Projeto de Vida” propicia o exercício do autoconhecimento, condição indispensável para que façam as escolhas existenciais e sociais por toda a vida, apoiados pelas habilidades e competências construídas nas diferentes áreas de conhecimento da Base Nacional Comum.”