Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Palestra internacional encerra hoje 3ª Jornada de Produção da EEP

Foto- O coordenador da Jornada, Prof. André de Lima

Começou ontem, 10, a 3ª Jornada do Curso de Engenharia de Produção da EEP/FUMEP – Escola de Engenharia de Piracicaba, com duas palestras de relevante interesse a instituições organizacionais e também à comunidade, por trazerem temas voltados a pequenas empresas e como elas devem proceder em relação às mudanças do atual cenário mundial para que não sucumbam à crise e encerrem suas atividades ficando fora do mercado.

O evento, que é virtual e aberto ao público, pode ser acompanhado a partir das 19h30 desta sexta-feira, 11, pelo www.eep.br/jornada-producao, marcando também a homenagem da Instituição ao Dia do Engenheiro, reverenciado hoje, e ao Dia do Engenheiro de Produção, comemorado em 17 de dezembro.

Ontem, tivemos a oportunidade de falar sobre ‘Nova economia: por que as empresas tradicionais brasileiras vão desaparecer ou se tornarem irrelevantes’, com o CFO e VP de Estratégia do iFood, Diego Barreto”, contou o coordenador acadêmico André de Lima (foto).

Hoje, o tema versará sobre “Gestão de cadeias de suprimentos e economia circular: o ensino com o uso de business games”, com a presença virtual do Prof. Dr. Igor Lopes Martínez, que atua em Universidades de Cuba e da América Latina, com dez anos de experiência em trabalho conjunto com Universidades na Alemanha.

“Nosso convidado atua no ensino, pesquisa e consultoria empresarial em logística, supply chain e indústria 4.0 e nos proporcionará uma experiência única, ao apresentar um software de produção que simula o dia a dia da fábrica”, disse Lima.

Ele conta que, com a nova ferramenta, o profissional pode simular virtualmente layouts de produtos e projetos com todas as tomadas de dados, apontando, por exemplo, quando tempo o operador vai levar para montar uma peça, se aquele caminho é o melhor ou seria recomendável inverter um posto de trabalho, promover a mudança de uma máquina ou até mesmo utilizar um robô.

“Ou seja, ao propor simulações é possível avaliar quais caminhos levam aos melhores resultado antes de qualquer investimento financeiro”, observou Lima.

Ao apontar a importância da Jornada aos alunos, à comunidade e aos profissionais das áreas de manufatura e da indústria, ele lembra que conhecer e estar em contato com novas ferramentas que possam elevar o nível das empresas com relação à competitividade de mercado até a melhora do seu próprio sistema produtivo, traz soluções inovadoras e imprescindíveis à sobrevivência e crescimento de serviços e organizações, sobretudo em meio a este novo contexto.

Lima convida o público a conhecer os trabalhos da Jornada, que estarão disponíveis no site da Instituição para o compartilhamento das palestras do evento, bem como dos TCCs e trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante a disciplina.