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⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

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Começa construção da praça de pedágio na SP-304

Pedágio Rodovia Geraldo de Barros

Para que a obra seja realizada, a concessionária Eixo altera o tráfego de veículos no km 183,4 em Águas de São Pedro

As obras para construção da praça de pedágio na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) começam nesta segunda-feira (26). Para tanto, a concessionária Eixo SP, que administra o trecho, altera o tráfego de veículos no km 183+400, em Águas de São Pedro.

De acordo com a concessionária, a interferência ocorrerá a partir do km 181, por 600m, nos dois sentidos da rodovia. “O local será devidamente preparado para a circulação de veículos, com sinalização vertical e horizontal, além de placas de orientação sobre a velocidade recomendada”, informa.

Pedágio Rodovia Geraldo de Barros
Pedágios na área de atuação da Eixo SP devem ser finalizados em 2021

A empresa pede ao motorista que trafegue em velocidade reduzida e evite parar sobre a pista para observar o trabalho das equipes, conduta que oferece o risco de colisão traseira. “Esta é mais uma obra que causa alterações pontuais na malha administrada pela concessionária. Diariamente, equipes são mobilizadas para manutenção do pavimento e revitalização da faixa de domínio, procedimentos que demandam cautela do condutor ao passar por estas intervenções”, observa José Geraldo de Andrade, superintendente de Obras da Eixo SP.

A empresa também informou ao Piracicaba Hoje que as obras das praças de pedágio da concessão foram iniciadas em agosto de 2020 e têm previsão de finalização em maio de 2021.

Essa é mais uma praça de pedágio na região de Piracicaba. A mais polêmica, porém, é a que está em construção na Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), no km 182,5. Para realizar a obra, que interditou o acesso principal aos bairros de Santana e Santa Olímpía, diversas tratativas foram realizadas com autoridades municipais, deputados, comunidades dos bairros, e Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). O objetivo era evitar que a praça não ficasse entre a cidade e os bairros e obrigasse os moradores a pagar pedágio cada vez que se deslocassem para a cidade.

Após inúmeras discussões e um inquérito instaurado no MP (Ministério Público) para apurar a questão, a concessionária asfaltou e sinalizou uma estrada rural que se tornou o principal acesso aos bairros, encurtando o trajeto até a cidade em cerca de 5 km. Essa foi a solução encontrada até que uma alça de acesso, prevista no edital, seja construída. O prazo para essa obra, no entanto, é de até oito anos.

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