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⭐ Piracicaba, 28 de setembro de 2024 ⭐

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Praças de pedágio começam a ser construídas este ano

Praça de Pedágio Construção

Para a região de Piracicaba, de acordo com a Eixo SP, as obras elencadas no contrato são duplicação de dois trechos na SP-304 e um na SP-308

A concessionária Eixo SP, que assumiu no dia 4 de junho o lote de rodovias Piracicaba Panorama, vai começar a implantar praças de pedágio nas rodovias que assumiu neste ano e terminará a implantação em 2021. Na região de Piracicaba serão três praças: duas na rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre Piracicaba e Águas de São Pedro, com tarifa de R$ 5,64, e entre São Pedro e Santa Maria da Serra, com tarifa de R$ 5,84, além de uma praça de pedágio na Hermínio Petrin (SP-308), na região de Santana e Santa Olímpia, que terá tarifa de R$ 5,02. Os usuários frequentes da rodovia terão descontos de 87,7%, segundo a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

A empresa informou ao Piracicaba Hoje que já deu início aos serviços iniciais.

A Eixo SP esclarece que já está atuando com o Programa Intensivo Inicial (PII), que compreende obras emergenciais no pavimento, sinalização e área de domínio da rodovia. Entre as ações iniciais estão: operação tapa buraco, recapeamento, reparo de bueiros, limpeza de placas e melhorias na iluminação”, traz a nota enviada pela empresa.

Praça de Pedágio Construção
Concessionária Eixo SP assumiu 1,2 mil quilômetros de rodovias

Para a região de Piracicaba, de acordo com a Eixo SP, as obras elencadas no contrato são duplicação de dois trechos na SP 304 e um na SP 308. Também está previsto a construção do anel viário em Piracicaba e Águas de São Pedro e uma nova pista na Serra de Santa Maria.

“Esses trabalhos do Programa Intensivo Inicial (PII), possuem um cronograma de trabalho de até 24 meses, conforme contrato firmado com a Agência Reguladora”, diz a nota.

O contrato prevê a administração do trecho de 1.273 quilômetros de rodovias por 30 anos, período em que serão investidos R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário e redução na tarifa de pedágio.

A malha é formada por 12 rodovias que passam por municípios desde Rio Claro, na região central, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. A Eixo SP assume o trecho de 218 quilômetros das rodovias SP 310 – Washington Luís e da SP 225 – Engenheiro Paulo Nilo Romano, entre as cidades de São Carlos e Rio Claro, e de Itirapina a Bauru, que estavam sob gestão de outro grupo de concessionárias.

O segundo segmento, administrado até então pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem, tem mais de 900 quilômetros de pistas: SP 284 – rodovias Homero Severo Lins e Prefeito José Gigliardi; SP 293 – Lourenço Lozano; SP 294 – Comandante João Ribeiro de Barros; SP 331 – Deputado Victor Maeda; SP 425 – Assis Chateaubriand; SP 261 – Osni Mateus; SP 304 – Geraldo de Barros; SP 308 – Rodovia Hermínio Petrim; SP 197 – Dr. Américo Piva e SP 191 – Wilson Finardi, ligando municípios das regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente.

As rodovias receberão investimentos que incluem 600 quilômetros de duplicações e novas pistas. Também no cronograma está a instalação de faixas adicionais e vias marginais, acostamentos, ciclovias, passarelas e dispositivos de acesso e retorno. A manutenção de toda a malha com serviços de restauração do pavimento, de conservação da faixa de domínio e de sinalização também integram o projeto.