Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Campo Largo
O livro comemora os 150 anos da cidade de Campo Largo
O livro “A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo” – que comemora os 150 anos da cidade paranaense – teve seu lançamento virtual no último dia 10 de junho. A obra é uma iniciativa do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, com a coordenação editorial da B2 Comunicação e autoria de Patricia Fuzeti Elias. Aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, via “Lei Federal de Incentivo à Cultura”, este projeto foi viabilizado pelo apoio cultural da Caterpillar.
Esta é mais uma ação do Instituto, que amplia sua atuação, a partir da cidade de Piracicaba. Para o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, que dá nome ao Instituto, o convite para a produção desse trabalho em outro estado revela a “comunhão de identidades, no propósito que acalentamos de divulgar, o máximo possível e com fidelidade, valores e riquezas das chamadas cidades interioranas do brasileiro”.
O lançamento em evento presencial, programado pelo Instituto, foi suspenso em função da pandemia do Coronavírus. O livro, então, foi apresentado à cidade em lançamento virtual promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Largo. “O livro, na verdade, é uma memória. Uma pessoa sem memória não sabe de onde veio, onde está e para onde vai. Este livro estará presente, aqui, quando Campo Largo fizer 200, 300 anos… Esta obra tem tanto ou mais valor, que a recuperação de qualquer prédio histórico de nossa cidade” – destacou o prefeito campolarguense Marcelo Puppi.
O presidente do ICEN, Marcelo Fuzeti Elias, conta que o Instituto e a Caterpillar doaram uma cota de exemplares do livro ao município, a serem distribuídos gratuitamente a entidades e organizações locais, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social do município.

O Projeto
Com edição bilíngue português / inglês, o livro reúne referências culturais e históricas do município de Campo Largo. O projeto também incluiu a exposição “Campos, Cantos, Contos e Encantos de Campo Largo” – realizada em fevereiro passado na Igreja Matriz, no contexto das comemorações do Dia da Padroeira e do mês de aniversário da cidade. A exposição apresentou painéis que retratam a cidade, produzidos por alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino.
Incluídos no conteúdo editorial, os painéis foram criados especialmente para enriquecer a obra comemorativa aos 150 anos da cidade. Em preparação à produção dos mesmos, o ICEN ofereceu “Oficina de Capacitação / Reciclagem em Artes” a 65 professores de 39 escolas municipais de Campo Largo. As oficinas aconteceram na Secretaria de Educação e contaram com a facilitação de Ariane Bianco, artista plástica local. E a exposição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, e da Secretaria Adjunta de Cultura de Campo Largo.