Desde 2018

⭐ Piracicaba, 24 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Via Ágil pede rescisão contratual

TARIFA ONIBUS

A Prefeitura de Piracicaba e a Via Ágil, responsável pelo transporte coletivo urbano da cidade, assinaram hoje (8) rescisão contratual amigável. Desde o início de março, as partes já conversavam sobre o agravamento da crise financeira da empresa, que culminou com o pedido de rescisão oficial  no último dia 17 de março.

Na tarde de sexta-feira, representantes da Prefeitura e da empresa assinaram a rescisão do contrato de concessão do transporte coletivo, já com algumas cláusulas, como a obrigatoriedade da manutenção do transporte público até o dia 15 de maio. Se não cumprida, acarretará multa diária de R$ 331 mil/dia.

Segundo informações, a empresa Via Ágil após a crise econômica de 2015 e 2016 viu despencar o número de passageiros do transporte público, mas não foi possível cortar despesas, gerando acumulados déficits. A crise se agravou mais quando começou a vigorar a quarentena no Estado por causa da Covid 19, inclusive em Piracicaba. O número de passageiros teve uma redução ainda maior (80%), tornando a situação da empresa insustentável.

Até o início da próxima semana, a Prefeitura, grupo de trabalho liderado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) – com apoio da Procuradoria-geral –, apresentará uma solução ao prefeito, garantindo o serviço a partir de 16 de maio (sábado), a partir de discussões  iniciadas em 17 de março.