Organização é chave para um bom rendimento, pois o ensino remoto ainda é um enorme desafio para os estudantes
Nas últimas semanas, o Ensino a Distância (EAD) passou a ser uma das poucas opções para que milhões de alunos pudessem seguir com seus estudos ao mesmo tempo em que respeitavam as regras de distanciamento social. E muitos especialistas acreditam que a pandemia de covid-19 deve acelerar de maneira extraordinária as transformações pelas quais o setor de educação vem passando.
E não são apenas as instituições de ensino que precisam se adaptar. O ensino remoto ainda é um enorme desafio para os estudantes. A receita para um bom aproveitamento, segundo Ana Cláudia Fleck, psicóloga e professora da ESPM, é organização — não apenas para seguir as aulas online, mas para cumprir todas as outras atividades necessárias ao aprendizado. A seguir, Ana Cláudia dá dicas para passar pelo período de quarentena sem comprometer o aproveitamento acadêmico:
- Considere, na sua agenda, todos os assuntos que envolvem sua vida pessoal: profissionais, acadêmicos e emocionais.
- Faça listas de prioridades e metas — diárias e semanais.
- Distribua suas atividades e metas pelos três turnos do dia. Observe qual é o seu momento de maior produtividade ao longo do dia. Algumas pessoas tendem a preferir as manhãs, outras a tarde e há quem produza melhor à noite.
- Caso tenha que dividir equipamentos eletrônicos, como computador, com outras pessoas da casa, organize um quadro especificando os horários e equipamentos para cada um. É importante que todos cumpram o que foi combinado.
- Faça um cronograma de tarefas diárias e realoque aquilo que não foi possível executar naquele dia.
- Faça uma pausa. Levante, lave o rosto, converse com pessoas, principalmente se perceber que sua produtividade está diminuindo.
- Mantenha horários de alimentação e sono conforme a sua rotina “normal”, porque seu corpo e sua mente entendem que você segue um padrão diário e ficarão mais adaptados a essa nova situação. A privação do sono prejudica a capacidade de atenção e de memória. Cuidado com o excesso de cafeína.
- Caso seja possível, com os devidos cuidados, pratique uma atividade física. Procure tomar 15 minutos de sol para estimular a produção de vitamina D, que ajuda na sensação de prazer e bem-estar.
- Desligue o celular durante os estudos para que possa desempenhar as atividades com mais concentração.
- E por último, faça algo para você. Assista um episódio da sua série preferida, medite, acesse as redes sociais, jogue, brinque.
Outro conselho da especialista é ter atenção às informações sobre a pandemia, saber filtrar as fontes e evitar o excesso de notícias, pois algumas pessoas tendem a ficar mais ansiosas e, assim, prejudicam os estudos.