A Central de Cadastro Único da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) recebeu em uma hora mais de 300 ligações no dia 30 de março de pessoas interessadas no auxílio financeiro de R$ 600 aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal em virtude da pandemia do Covid 19, doença provocada pelo coronavírus. Apesar da aprovação nas duas casas, o governo federal ainda não começou pagar o auxílio. O governo pode editar uma Medida Provisória para garantir os pagamentos.
Por esse motivo, enquanto não for definida a forma legal que será encontrada pelo governo para fazer o pagamento, a ida à Central de Cadastro Único não será produtiva, conforme explica a coordenadora do serviço, Jéssica Sims Pimentel.
“Neste momento ainda não estão estabelecidas as formas de como operacionalizar este benefício à população. Portanto, ir ao Cadastro Único neste momento não resolve a situação e ainda coloca a vida da pessoa em risco, por sair de casa desnecessariamente no meio da quarentena. Assim que os municípios receberem orientações e normativas sobre como de fato funcionará as informações concretas vierem do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, informaremos a população”.
TELEFONES DA CENTRAL
Na segunda-feira de manhã, ainda antes da aprovação pelo Senado do auxílio emergencial, muitas pessoas entraram em contato com a Central de Cadastro Único para saber sobre o benefício. “Foram mais de 300 ligações em menos de uma hora, além das pessoas que foram ao Cadastro, que está atendendo só mediante agendamento e com limitação de pessoas dentro do prédio, respeitando a nota técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e os decretos municipal, estadual e federal para evitar aglomeração. Ocorre que o nosso telefone, quanto está ocupado, não dá sinal de ocupado e sim toca até cair, dando a falsa impressão que o serviço não está funcionando, o que não é verdade. A dificuldade de falar no local está relacionada a este congestionamento das linhas.”, explica Jéssica.
Os telefones da Central são 3422-9052, 3435-41-61, 3432-6167. Usuários podem solicitar informações também pelo e-mail: smads.bolsafamilia@piracicaba.sp.gov.br. O horário de funcionamento do local é das 8h às 16h.