Desde 2018

⭐ Piracicaba, 29 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Cemitério da Saudade: inscrições para visita noturna gratuita começam nesta quarta-feira, 28/05

Roteiro noturno será conduzido por historiadores e guia de turismo, com participação especial de músico

Atividade tem como base arte cemiterial, história e educação patrimonial

Começa nesta quarta-feira, 28/05, às 19h, o período de inscrições para a visita noturna mediada e gratuita que acontecerá na próxima sexta-feira (30/05), às 19h30, no Cemitério da Saudade.

O link para se inscrever é o https://doity.com.br/patrimonios-da-saudade.

A atividade tem como base arte cemiterial, história e educação patrimonial. Desta vez, estarão em foco mulheres de destaque na construção e desenvolvimento de Piracicaba, devido ao mês de maio ter o Dia das Mães como data celebrativa.

O evento, denominado Patrimônios da Saudade – Especial Mulheres, será conduzido por historiadores e guia de turismo, com participação especial do músico Marcio Sartório. As vagas são limitadas a 80 pessoas.

O roteiro ocorre por meio de parceria entre as secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, com o grupo criativo Patrimônios da Saudade.

Para o dia da visita, os organizadores orientam a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.

Durante a visita, o público poderá ouvir sobre a vida e curiosidades a respeito de figuras como Marina Tricânico, poetisa piracicabana autora do hino da Policial Militar Feminina do Estado de São Paulo; Ditinha Penezzi, primeira vereadora eleita pelo voto direto; Olivia Bianco, professora de educação física que teve participação no comitê do MMDC, acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, entre outras.

“É necessário desmistificar o cemitério. Mais que um local de sepultamentos, é um espaço para muita aprendizagem, por isso estamos retomando esta atividade na cidade, já que ela ocorreu em outros anos. O diferencial nesta gestão é que vamos envolver outras artes, como a música”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.

No roteiro, as informações serão compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872.

A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior.

Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais (devidamente inscritos) não precisam se inscrever.

Para a visita, a recomendação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça.

Os organizadores também orientam para o uso de lanternas.

Publicidade