Iniciativa integra programa SP Produz e visa fortalecer setores estratégicos por meio da inovação
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, está ampliando o fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (CPLs) por meio da realização de reuniões setoriais voltadas ao turismo e à saúde.
O próximo encontro está marcado para o dia 26/05, às 9h45, no Hospital Regional, quando será feito o lançamento do projeto de CPL voltado ao setor de saúde – qualquer empresa da área pode participar.
No setor de turismo, uma reunião de alinhamento já foi realizada nos bairros Santana e Santa Olímpia, que vão receber mais um encontro no dia 28/05, quando terão início as fases de cadastro e elaboração do edital – a ação ocorre em parceria com a Secretaria de Turismo.
As ações são realizadas em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (ATEPI), a AIX Agência de Inovação e o Sebrae.
E com o apoio técnico das instituições parceiras, o município está estruturando um modelo contínuo de desenvolvimento econômico para criação de novas CPLs.
Além da implantação das duas novas cadeias (de turismo e saúde), está em desenvolvimento uma plataforma digital que será integrada ao Hub Público de Inovação, com o intuito de mapear e organizar novas oportunidades produtivas do município.
De acordo com Thais Fornicola, titular da Pasta, a ação está em sintonia com o plano de governo do prefeito Helinho Zanatta e com as diretrizes do Estado para desenvolvimento regional.
“Queremos consolidar Piracicaba como referência nacional em inovação e desenvolvimento sustentável. Para isso, estamos conectando empresas, universidades e órgãos públicos em uma estratégia integrada e de longo prazo”, afirmou.
A iniciativa integra o programa SP Produz, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo fomentar a economia regional por meio da organização setorial, estímulo à inovação e valorização das vocações locais.
Atualmente, Piracicaba já conta com duas Cadeias Produtivas Locais formalmente reconhecidas: a Tinspira, voltada à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, e a APL Cerva, focada na indústria metalmecânica e em equipamentos para cervejarias artesanais.
O QUE SÃO – As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) são arranjos produtivos que reúnem empresas, instituições de ensino, entidades de apoio e o poder público em torno de um setor econômico específico.
Elas visam promover a competitividade, a inovação e o crescimento sustentável das atividades econômicas regionais.
Já o SP Produz é um programa estadual voltado à identificação e reconhecimento de CPLs em todo o território paulista.
A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento econômico regional com base nas vocações locais, por meio da articulação entre os setores público, privado e acadêmico.
O programa está com chamamento público aberto até o dia 13/06, para que empresas, entidades e instituições manifestem interesse no reconhecimento de novas cadeias. O edital completo pode ser acessado neste link: https://x.gd/AiN4K.