Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Misp exibe produções audiovisuais com foco em temas sociais e culturais

O Longa Lispectorante, que mistura fantasia e realidade a partir de uma personagem em crise existencial inspirada na obra de Clarice Lispector.

Sessões gratuitas em vários espaços acontecem nos dias 22 e 23/05 e promovem a integração entre diferentes linguagens artísticas por meio do cinema e da narrativa visual

O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e grupos locais de audiovisual, realiza nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23/05, uma programação especial de exibições gratuitas.

A ação é resultado de colaborações com o projeto Cineteca, o coletivo Nhô Cine – Cena 14 e a produtora Pitaco Filmes, reforçando o compromisso das instituições com a formação de público e a democratização da cultura.

Ao todo, serão cinco sessões com temáticas diversas, exibidas em três espaços diferentes da cidade. A programação começa na quinta-feira, 22/05, com três sessões simultâneas às 19h: na Biblioteca Municipal, será exibido Quarta B, filme que discute hipocrisia e omissão a partir de uma situação inesperada em uma escola.

No MISP, a websérie Recanto dos Ribeiros, da Pitaco Filmes, apresenta uma trama de suspense psicológico ambientada em um local isolado, onde duas jovens tentam desvendar segredos familiares. Já a Pinacoteca recebe a roda de conversa sobre o Projeto Elias, em uma proposta que também integra o programa de descentralização da produção audiovisual.

Na sexta-feira, 23/05, a programação segue com mais duas sessões. Às 19h, na Biblioteca Municipal, o projeto Nhô Cine exibe o curta Acompanhante, de Natielly Brito, que trata das transformações no luto, e o longa Lispectorante, que mistura fantasia e realidade a partir de uma personagem em crise existencial inspirada na obra de Clarice Lispector. No MISP, às 19h30, será exibido Corte Seco, filme que retrata com intensidade os bastidores da repressão durante a ditadura militar, acompanhando cinco militantes presos pela Operação Bandeirantes.

Para Rober Caprecci, Coordenador do MISP, a proposta vai além da exibição.

“O audiovisual é uma linguagem poderosa, e o nosso papel enquanto museu é conectar essas produções com diferentes públicos. Levar os filmes para a Pinacoteca e para a Biblioteca é uma forma de integrar linguagens, romper barreiras entre as artes e reforçar a missão educativa e acessível do MISP”, afirma.

A programação é aberta ao público e tem classificação indicativa conforme a obra exibida. A entrada é gratuita em todas as sessões.

SERVIÇO – Programação especial do MISP. Dia 22/05 – quinta-feira: – Cineteca – Filme Quarta B. Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro. Às 19h. Entrada gratuita. – CineMISP – Websérie Recanto dos Ribeiros (Pitaco Filmes). MISP – Museu da Imagem e do Som de Piracicaba. Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Armazém 9, Engenho Central. Às 19h. – Exibição do filme Projeto Elias. Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Armazém 14A, Engenho Central. Às 19h. Entrada gratuita; Dia 23/05 – sexta-feira: – Nhô Cine – Curta Acompanhante e longa Lispectorante. Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro. Às 19h. Entrada gratuita.
– CineMISP – Filme Corte Seco (Coletivo Turvo). MISP – Museu da Imagem e do Som de Piracicaba. Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Armazém 9, Engenho Central. Às 19h30. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-3674 (Biblioteca) | (19) 3413-5210 (MISP) | (19) 3412-3770 (Pinacoteca).

Publicidade