Ato marcou o início do trabalho do colegiado para o quadriênio 2025/2028
A Prefeitura de Piracicaba realizou na sexta-feira, 16/05, a cerimônia de posse da nova composição do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (CMPDCN).
O ato aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família e marcou o início do trabalho do colegiado para o quadriênio 2025/2028, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à igualdade racial e à valorização da população negra no município.
A nova diretoria do conselho é composta por Rossana Barbosa (presidente), Adilson Aparecido do Nascimento – Mestre Nambu (vice-presidente), Michelle Graziela Cavalleri (1ª secretária, representante da OAB), Renan Barbosa do Nascimento (2º secretário, SENAC) e Marcus Mendes (diretor de ética).
A reunião foi conduzida pelo advogado Luciano Alves de Lima, presidente da gestão anterior, que destacou a trajetória do conselho, sua importância institucional e o papel estratégico que exerce na defesa dos direitos da comunidade negra.
Também participou da cerimônia o ex-presidente Adney da Silva, que compartilhou vivências e experiências com os novos conselheiros.
A posse contou com a presença do conselheiro estadual Aguinaldo, do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, da secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, do secretário executivo de Cidadania Adriano Camargo, do vereador Pedro Kawai, da coordenadora de Promoção de Igualdade Racial Bruna Togni e do secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino.
“O Conselho da Comunidade Negra tem um papel fundamental na construção de políticas públicas com recorte étnico-racial e no fortalecimento do diálogo com a sociedade civil. A posse de hoje é um marco de retomada, continuidade e compromisso com a igualdade racial e o combate a toda forma de discriminação”, afirmou o secretário Paulo Nardino.
Para a nova presidente, Rossana Barbosa, o momento é de escuta, mobilização e presença.
“A diversidade deve estar no centro das decisões. Queremos um conselho atuante, representativo e engajado na formulação de políticas públicas que dialoguem com a realidade da população negra de Piracicaba”, destacou.
Criado pela Lei Municipal nº 7.444, de 08 de outubro de 2012, o CMPDCN é composto por representantes do poder público e da sociedade civil.
Entre suas principais atribuições estão a formulação de diretrizes, o combate ao racismo e a promoção de ações que valorizem a cultura afro-brasileira e garantam os direitos da comunidade negra no município.