Desde 2018

⭐ Piracicaba, 24 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeitura lança campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

A programação contou com uma apresentação das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Vem Viver

O objetivo é sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou na tarde desta segunda-feira (19/05) o lançamento oficial da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, intitulada “A brincadeira acabou”, no piso térreo do Centro Cívico.

O mês de maio é reconhecido nacionalmente como o período de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual infantil, tendo o dia 18/05 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com a secretária da pasta, Fernanda Varandas, a proposta da campanha é sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de fortalecer o trabalho das equipes da assistência.

“As ações já estão sendo realizadas nos territórios, com foco informativo e preventivo, e todas elas vão culminar na realização de um seminário no dia 29/07, que marcará os 35 anos da aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A ideia é marcar esse momento e divulgar para que essas discussões cheguem a todos os lugares possíveis.”

Durante o evento, foram apresentados os adesivos elaborados especialmente para a campanha, que circularão em três ônibus do transporte coletivo durante os meses de maio e junho, com o objetivo de alertar a população. A arte dos adesivos traz os telefones úteis para denúncias: Conselho Tutelar, Disque 100 (Direitos Humanos) e 180 (Guarda Civil).

O prefeito Helinho Zanatta acompanhou a ação e destacou a importância do engajamento do município em iniciativas que protejam as crianças.

“Proteger nossas crianças é essencial, especialmente contra um mal que cresce de forma silenciosa e, muitas vezes, acontece bem perto de nós. Precisamos estar atentos, observar os dados e, como cidadãos, buscar contribuir. Trabalhar com a criança desde cedo faz toda a diferença no futuro dela. O compromisso da Prefeitura é estar presente, atuando com ações que realmente contribuam para a proteção e o desenvolvimento de cada uma delas,” afirmou Helinho.

A programação contou com uma encenação teatral e apresentação de dança ao som de músicas do Sítio do Pica-Pau Amarelo realizadas pelas crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Vem Viver.

As atividades fazem parte de um trabalho semestral que reforça o compromisso com a garantia de direitos por meio da arte.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Pedro Kawai e Paulo Paranhos, do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, representantes dos Conselhos Tutelares e coordenadores da assistência social.

OUTRAS AÇÕES – Nesta terça-feira (20/05), o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), da Secretaria Municipal de Educação, realiza uma palestra voltada aos profissionais da rede municipal de ensino.

A atividade será conduzida pelo psicólogo Nivaldo Guidolin e tem como objetivos alertar sobre os sinais de abuso, incentivar a denúncia e reforçar a importância da proteção da infância e adolescência.

A palestra será realizada no anfiteatro da Secretaria de Educação, e pretende instrumentalizar os profissionais para a escuta especializada de crianças vítimas ou testemunhas de violência.

 

Publicidade