Nutricionista ensina como consumir o fruto, que se destaca pelos benefícios ao organismo e versatilidade na alimentação
Com aparência delicada e sabor agridoce, a physalis tem ganhado espaço nas prateleiras e nas dietas de quem busca uma alimentação equilibrada e funcional. Também conhecida como golden berry, a fruta se destaca por ser uma fonte natural de nutrientes essenciais, além de agregar sabor e sofisticação a diversas preparações. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que a fruta é extremamente interessante do ponto de vista nutricional.
“Rica em antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, ajuda a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, seu alto teor de vitamina C fortalece o sistema imunológico, enquanto as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal e promovem saciedade. É uma excelente opção para incluir em uma dieta equilibrada, seja in natura, em saladas ou como ingrediente de receitas funcionais.”
Thamires lembra que do ponto de vista nutricional, a physalis é rica em vitaminas A, C e do complexo B, fibras alimentares, minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de compostos antioxidantes naturais, como os flavonoides e carotenoides.
“Esses componentes fazem da fruta uma aliada no fortalecimento da imunidade, prevenção de doenças crônicas, melhora da digestão e regulação do metabolismo. Além disso, contribui para o controle da glicemia, sendo útil em dietas para pessoas com diabetes, e tem propriedades diuréticas e desintoxicantes, que auxiliam na eliminação de toxinas”.
Originária da América do Sul, a physalis pertence à mesma família do tomate e do pimentão. Seu fruto é pequeno, arredondado, de coloração alaranjada, envolto por uma cápsula seca que lembra uma lanterninha de papel, detalhe que a torna visualmente atrativa em pratos gourmet e sobremesas.
Versátil, a physalis pode ser consumida de diversas formas. Thamires ensina que a fruta pode integrar a dieta in natura ou desidratada, como lanche leve entre as refeições, adicionada a saladas, combinando seu sabor levemente ácido com folhas verdes e oleaginosas, no preparo de sobremesas saudáveis, como iogurtes, mingaus e bowls de frutas, em sucos, smoothies ou chás, potencializando o valor nutricional das bebidas, na forma de geleias caseiras, sem adição de açúcar, em molhos agridoces para carnes, ou até como ingrediente decorativo em sobremesas e pratos finos.
“Além de saborosa e nutritiva, possui baixo teor calórico, sendo uma excelente opção para dietas de controle de peso ou reeducação alimentar”, afirma a especialista.
“A physalis é uma fruta saborosa, rica em nutrientes e com propriedades funcionais que contribuem para a saúde geral do organismo. Ao incluí-la de forma equilibrada na dieta, é possível aproveitar seus diversos benefícios”, diz a nutricionista que ensina 3 receitas com a frutinha exótica.
Smoothie de physalis e manga

- 10 physalis (sem a casquinha)
- 1/2 manga madura picada
- 200ml de água de coco
- 1 colher de sopa de chia (opcional)
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Sirva gelado!
Molho agridoce de physalis para carnes

- 1 xícara de chá de physalis picadas
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de preparo
Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo, até as physalis se desmancharem e o molho engrossar. Sirva sobre frango grelhado, peixe ou carne suína.
Salada tropical com physalis

- 1 xícara de chá de folhas verdes (rúcula, agrião, espinafre)
- 8 a 10 physalis cortadas ao meio
- 1/2 manga fatiada
- 1/2 abacate em cubos
- 1 colher de sopa de sementes de girassol
- Azeite, limão e sal para temperar
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes frescos. Tempere a gosto na hora de servir