Desde 2018

⭐ Piracicaba, 14 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Abertura do Salão de Aquarelas de Piracicaba celebra diversidade técnica e protagonismo artístico

Foto: Visitantes no Salão de Aquarelas de Piracicaba 2025. Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra

Cerimônia oficial aconteceu na sexta-feira, 09/05, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, com anúncio dos premiados e presença de artistas de todo o Brasil

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na sexta-feira, 09/05, a cerimônia oficial de abertura do Salão de Aquarelas de Piracicaba 2025 (SAP), na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, localizada no Armazém 14A do Parque do Engenho Central. O evento reuniu mais de 180 pessoas, entre artistas premiados, representantes da comissão organizadora, jurados, autoridades e visitantes de diversas cidades.

Na ocasião, foram anunciadas as obras premiadas da oitava edição. Fernando Ekman Simões recebeu o Prêmio Capa com Jardim da infância; Carmelo Gentil Filho ficou com o Prêmio Medalha com Pintores. Os Prêmios Aquisitivos Prefeitura foram concedidos às obras de Julia Brizola Vieira (Mulher com coque), Wayner Tristão (Cheia – Obra 1), Gabriel Pereira Gusman (A Queda, Pt. 1 Pt. 2), Nuno Quinhões Ramalho (Entendendo aquilo que posso), Caio Cruz de Araujo (Dona Sônia), Reinaldo Sigueta Nishimura (Catá no jardim), Guilherme Martino de Sant’Ana (N° 07) e João Vitor Pereira Botas (Todas as coisas lindas que vi acabar / Noite de festa). As Menções Honrosas foram para Stefano Maglovsky (Escape), Rodrigo Jesus Irmão (Azáfama) e Roberto Hildebrand Candia (Capela São João da Mata no final de tarde).

O artista Roberto Hildebrand Candia, premiado com Menção Honrosa, compartilhou seu vínculo com o evento. “Participo desde a primeira edição e já fui contemplado com outros prêmios. Apesar de um período mais afastado, é sempre especial retornar ao SAP. O Salão representa, para mim, um espaço de encontro com a própria trajetória artística e com o que há de mais expressivo na aquarela brasileira.”

Representando a comissão organizadora, esteve presente a artista e professora Zelinda Jordão Milian. O arquiteto e artista Antonio Carlos Goper, integrante do corpo de jurados, também participou da solenidade e destacou a diversidade técnica da mostra.

“Foi uma experiência surpreendente. Avaliar obras de 18 estados nos proporcionou um panorama amplo e representativo da produção em aquarela no Brasil. Tivemos acesso a trabalhos de extrema qualidade, sensibilidade e inovação. É um privilégio integrar uma equipe que valoriza tanto o rigor técnico quanto a potência poética das obras”, afirmou.

A artista e visitante Renata Ghirotto também expressou sua admiração pelo evento. “Essa é minha primeira visita ao Salão de Aquarelas, apesar de já ter participado do Salão de Belas Artes. Fiquei impressionada com a proposta do SAP. No Brasil, são raros os eventos que valorizam exclusivamente a aquarela. A qualidade técnica e a diversidade das obras são impressionantes. Iniciativas como esta precisam ser fortalecidas.”

Para o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o Salão consolida Piracicaba como referência no circuito das artes visuais. “É com grande orgulho que celebramos mais uma edição do SAP, um evento que reafirma o compromisso da cidade com a valorização da arte em sua forma mais delicada e potente. Ter tantos artistas de diversas partes do país participando mostra a força desse salão.”

O Salão de Aquarelas de Piracicaba 2025 recebeu 282 inscrições de artistas de diferentes estados, das quais 86 obras, de 64 artistas, foram selecionadas para a fase final. A comissão organizadora foi composta por Alzira Ballestero, Elaine Parra, Zelinda Jordão, Allan Yumizawa e Renata Gava. A comissão de seleção e premiação foi formada por Antonio Carlos Goper, Aniely Cristina Mussoi e Sergio Niculitcheff, especialistas com trajetórias reconhecidas nas artes visuais.

A cerimônia teve ainda a apresentação do maestro Jonatas Dionísio e contou com a presença de Maurici Scarpari, representando a Secretaria de Cultura; da vereadora Rai de Almeida, representando a Câmara Municipal; de Renata Gava, coordenadora licenciada da Pinacoteca; e de toda a equipe técnica envolvida na organização do evento.

SERVIÇO – Salão de Aquarelas de Piracicaba 2025. Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (avenida Maurice Allain, 454, Armazém 14A, Parque do Engenho Central – Vila Rezende). Visitação gratuita de 09/05 a 20/07, de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h. Informações: (19) 3412-3770.

 

Publicidade