Tabagismo é a principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na rede pública; SUS oferece tratamento gratuito
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) causada pelo tabagismo foi o tema para a capacitação de 96 médicos do Departamento de Atenção Básica realizado nos dias 06 e 08/05, pela Secretaria Municipal de Saúde, no anfiteatro do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e Região). O treinamento foi realizado pelo médico e PhD no assunto, José Eduardo Delfini Cançado, que também é professor de pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Uma das responsáveis pela realização da capacitação, a médica Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, destaca que a doença é comum na rede pública, porém, se não for cuidada adequadamente, pode trazer problemas sérios à saúde do paciente.
“A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma condição respiratória crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A principal causa é o tabagismo uma vez que o fumo danifica os pulmões e causa inflamação crônica, levando à obstrução das vias aéreas e à perda da função pulmonar. Por isso, um profissional bem treinado e capacitado vai ofertar o melhor tratamento e, assim, melhorar a condição de vida do paciente”, declarou.
Além do fumo, outras causas que também podem causar a DPOC são: exposição a poluentes (do ar, como partículas finas, ozônio e dióxido de nitrogênio); infecções respiratórias graves (especialmente na infância); genética e exposição a substâncias químicas como poeira e fumaça em local de trabalho.
Para se prevenir da doença é necessário evitar o tabagismo, a exposição a poluentes, manter estilo de vida saudável. Para mais informações sobre a doença e tratamento, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência.