Obras autorais com acessibilidade em Libras serão lançadas amanhã, sábado, às 19h, na sede da Casa do Hip Hop, na Pauliceia
A Casa do Hip Hop de Piracicaba realiza amanhã, sábado, 10/05, às 19h, o lançamento das produções do projeto CASA Estúdio, iniciativa com apoio da Lei Paulo Gustavo.
O público poderá conferir dois videoclipes com músicas autorais, criados por jovens participantes das oficinas.
A entrada é gratuita.
O projeto promoveu cinco oficinas integradas — beatmaking, identidade visual, escrita de rimas, gravação e distribuição musical — com o objetivo de fortalecer o pilar MC nas ações da Casa, promovendo o protagonismo de jovens da periferia por meio da arte, da rima e da produção musical independente.
As obras finais contam com tradução em Libras, garantindo acessibilidade cultural.
Para Eduarda Sanches Miriani, produtora-executiva, o CASA Estúdio foi um espaço de transformação.
“Foi emocionante acompanhar a evolução dos jovens. Muitos chegaram inseguros e saíram confiantes, conscientes de suas vozes e capacidades. Quando damos espaço e escuta, o potencial artístico floresce. A arte transforma e une. Esse projeto vai ficar marcado em cada um de nós”, afirma.
Dinael Ferreira, diretor do projeto, reforça o significado da iniciativa.
“Lançar essas produções representa, para além de um resultado técnico, o símbolo de um ciclo coletivo de aprendizado, criação e empoderamento. Para a Casa do Hip Hop, é também a consolidação de um novo passo: o fortalecimento do selo musical da Casa, que seguirá disponível para que outros artistas locais possam lançar suas músicas, dando continuidade ao que começou com o CASA Estúdio.”
Como contrapartida do projeto, também foram realizadas vivências de Hip Hop nas escolas EE Sud Mennucci e EE Prof. Catharina Casale Padovani, com o objetivo de aproximar ainda mais a cultura Hip Hop dos jovens da rede pública.
Nessas ações, os estudantes tiveram contato direto com oficinas práticas de rima e beatmaking, conduzidas por artistas convidados como Gringo, os MCs Guaxa e SDK (da Batalha da Norte) e o beatmaker Sampa.
Durante os encontros, participaram de batalhas de freestyle e experimentaram a criação de batidas com controladoras musicais.
A realização do projeto foi possível graças à dedicação de uma equipe comprometida com a cultura e a juventude: Dinael Ferreira (direção e oficinas), Eduarda Sanches Miriani e Andrea Aparecida Benedito (produção-executiva) e Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, o Bira (coordenação geral).
Também colaboraram artistas como Mayra Kristina, Daniel Garnet, Nei Santos e outros convidados.
A gravação dos clipes teve apoio do Senac Piracicaba, com agradecimento especial aos funcionários Erick de Andrade Pinto e Renan Barbosa do Nascimento.
SERVIÇO – Lançamento do projeto CASA Estúdio. Na Casa do Hip Hop de Piracicaba (rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 188 – Pauliceia).
Sábado, 10/05, às 19h.
Entrada gratuita.
Informações pelo Instagram @casadohiphop.pira.