Confirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília; Cidade passará a contar com 39 novos médicos deste programa feral relançado pelo presidente Lula
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou à deputada estadual Professora Bebel (PT) que o governo federal do presidente Lula estará destinando mais seis médicos do Programa “Mais Médicos” para Piracicaba.
A confirmação foi feita na última terça-feira, dia 29 de abril, quando a deputada Bebel foi recebida pelo ministro em audiência, no Ministério da Saúde, e fez gestões visando o fortalecimento do SUS na cidade, inclusive voltados à construção de novas unidades de saúde no município.
A deputada estadual Professora Bebel (PT) destaca que Piracicaba passará a contar com pelo menos 39 médicos do Programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, que foi reativado pelo presidente Lula, o que irá contribuir ainda mais para ajudar a resolver a falta de médicos na cidade.
Bebel conta que esses seis novos médicos fazem parte da política de fortalecimento do programa, que estará ampliando em mais 945 médicos na região Sudeste, sendo na região a cidade de São Pedro também será beneficiada com mais dois médicos.
A deputada Bebel ressalta que no governo federal anterior, Piracicaba contava com apenas oito médicos, através do programa.
Agora, com esta destinação feita pelo governo federal do presidente Lula, “todas as 51 Unidades de Saúde da Família (USF) contam hoje com atendimento médico em Piracicaba em jornada completa de 40 horas, uma vez que 33 vagas já estão ocupadas com médicos do programa federal”.
Desde que o presidente Lula assumiu o governo federal, Bebel conta sempre fez articulações tanto no Ministério da Saúde, assim como com o então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para que Piracicaba fosse priorizada, uma vez que as notícias que vinha recebendo era de uma crise com a falta de médicos, prejudicando a população assistida pelo SUS.
Relançado no ano de 2023, o “Mais Médicos” e sendo rebatizado de “Mais Saúde para o Brasil”, o programa já vinha garantido 33 médicos para Piracicaba, assim como para Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Nova Odessa, Rafard, Saltinho, São Pedro, Cosmópolis, e Santa Bárbara D´Oeste.
A deputada Bebel diz que o relançamento deste programa tem contribuído para aumentar a oferta de médicos no sistema público de saúde. “Antes deste programa, todos sabíamos que faltavam médicos tanto em Piracicaba como em toda região”, ressalta.
Bebel diz que infelizmente como o governo federal tratou o “Mais Médicos” mostrava o descaso que sofreu o SUS”, prejudicando a população que depende do sistema público de saúde, que sente a falta de médicos nas unidades básicas de saúde.
“O que acontece em Piracicaba, também ocorreu nas demais cidades brasileiras, com a população tendo muita dificuldade em obter atendimento médico. Felizmente, estamos mudando este quadro e fortalecendo esse importante programa que atende a população assistida pelo SUS”, enfatiza.