Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

E-commerce com artigos produzidos no sistema prisional completa 1 ano

Artesanato Funap (3)(1) web

As penitenciárias de Hortolândia III e a feminina de Mogi Guaçu estão entre os sete estabelecimentos penais do estado que, há um ano, fabricam produtos para o e-commerce criado pela Funap. Na PIII, 13 reeducandos atuam diretamente na produção de tapetes feito no tear, enquanto outros nove estão ainda em fase de treinamento, participando do curso três vezes por semana. Na Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, 20 mulheres produzem máscaras reutilizáveis. As oficinas funcionam de segunda a sexta-feira.

O comércio eletrônico já recebeu a visita de 14 mil usuários, que conheceram e adquiriram os produtos confeccionados nas oficinas localizadas dentro das unidades prisionais Paulistas. Foram mais de 4.300 itens confeccionados para comercialização no site.  A plataforma dá aos consumidores a oportunidade de adquirirem produtos com valor social que são frutos de programas de ressocialização dentro do sistema prisional, estimulando o consumo consciente.

O novo canal de vendas foi idealizado para se adaptar à mudança de hábito de compras dos brasileiros, impulsionada pela chegada da pandemia de Covid-19. “Com a pandemia, nós percebemos a necessidade de encontrar uma nova forma de comercialização, e aproveitando o crescimento das vendas virtuais, decidimos implantar esta ferramenta. Os resultados alcançados neste primeiro ano de funcionamento mostram que a Funap está no caminho certo e seguindo a tendência do mercado de vendas”, destaca Henrique Pereira de Souza Neto, Diretor Executivo da Funap.

Estão disponíveis na loja virtual mais de 100 produtos de diversas linhas, como patchwork, bordado e crochê, além de máscaras de proteção e cadeira de rodas e de banho. Além disso, há também a produção de itens sazonais, que mantêm a atratividade da loja virtual. Os itens disponibilizados no site são produzidos nas Oficinas-Escola da Funap e os reeducandos que participam dessa produção são beneficiados com a capacitação profissional, geração de renda e a possibilidade de remição de pena, além de participarem de rotinas de trabalho, aprendizado e convivência. Atualmente, são 102 reeducandos e reeducandas produzindo artigos para venda online.

A plataforma possibilita a realização de pagamentos via cartão de crédito, com todos os certificados necessários para a realização de transações eletrônicas completamente seguras. Todo o valor obtido com as vendas é reaplicado nos Programas e Projetos da Fundação. Você pode conferir todos os itens no endereço www.funap.com.br.