Montagem da Associação Cultural e Teatral Guarantã reúne aproximadamente 200 pessoas no elenco
Começaram neste domingo (12) as atividades para a montagem do espetáculo em 2020. Os ensaios serão todos os domingos do mês de janeiro e no período noturno durante a semana, de segunda a quinta-feira.
A montagem da Associação Cultural e Teatral Guarantã reúne aproximadamente 200 pessoas no elenco. São atores profissionais e amadores, estudantes, cavaleiros, dançarinos, artistas circenses, músicos, cantores; pessoas das mais diversas camadas sociais da comunidade local e regional, que também se beneficiam ao participar das várias etapas que abrangem o desenvolvimento do projeto, como: oficinas de jogos teatrais, preparação corporal, conscientização vocal/textual, interpretação, dentre outras.
As atividades serão realizadas na sede do Grupo Guarantã e nessa primeira etapa somente o elenco que possui fala irá participar dos encontros, para alinhar cenas e ensaiar o conteúdo a ser apresentado. Posteriormente os interessados em compor figuração – povo de Jerusalém – poderá se inscrever e participar das cenas conjuntas que serão ensaiadas no Parque do Engenho Central, local das apresentações. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e haverá uma data específica para validação da inscrição de participação.

Sated
Os atores dessa fase inicial participaram de uma seletiva ocorrida durante três dias no último mês de dezembro, concorrendo com mais de 100 inscritos. Em 2019 a realizadora do evento passou a pagar ajuda de custo aos participantes que até então eram voluntários. Essa parceria deu-se junto ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões); órgão este que visa regularizar e profissionalizar artistas das mais diversas áreas das artes cênicas.
No sábado (11), representantes da regional de Sorocaba/SP estiveram na sede do Grupo Guarantã avaliando material de trabalho e ministrando palestra explicativa de capacitação aos interessados em tirar o chamado DRT – registro profissional emitido pela Delegacia Regional de Trabalho nos termos dos artigos 6 e 7 da Lei 6533/78 – documento com o qual o artistas tem o direito de providenciar seu registro profissional.
Patrocínio
As empresas que tiverem interesse em patrocinar o projeto através de Leis de Incentivo à Cultura podem entrar em contato com a produção do evento no e-mailproducao@ guaranta.org.br; informações de como funciona, processo burocrático, valores, benefícios e demais dúvidas relacionadas a este tema serão devidamente sanadas pela equipe.
Quando uma empresa apoia iniciativas artísticas reconhece esse valor e contribui para que os artistas continuem a produzir. Além do incentivo das ações culturais, as empresas ainda deduzem valores de tributos e impostos nas esferas municipal, estadual e federal: o incentivo ao setor cultural tem impacto essencial na saúde dos negócios.” – diz a diretora de produção Anelisa Ferraz.