O que são primeiros socorros?
É o cuidado imediato prestado a uma pessoa ferida ou que é acometida por uma doença súbita. Os primeiros socorros não substituem o cuidado médico apropriado. Consiste apenas em fornecer ajuda temporária até a chegada da ajuda médica competente, se necessário, ou até que seja assegurada uma chance de recuperação sem atendimento médico.
Quando adequadamente aplicados, os primeiros socorros podem significar a diferença entre a vida e a morte, entre uma recuperação rápida e uma longa hospitalização, ou entre uma incapacidade temporária e uma incapacidade permanente. Os primeiros socorros envolvem mais do que fazer algo pelos outros; incluem também os cuidados que as pessoas podem aplicar em si mesmas em uma emergência.
Qual a importância do fisioterapeuta em campeonatos?
O fisioterapeuta esportivo pode atuar em primeiros socorros desportivos, por exemplo, aplicando o método PRICE (é um acrônimo em inglês para proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. São 5 medidas que podem ajudar a melhorar nos primeiros dias).
Os Primeiros socorros aos atletas profissionais ou amadores após um acidente traumático, ou não, durante a prática esportiva recreativa ou competitiva, antes da chegada do suporte médico especializado é uma prática de suma importância visando à preservação da saúde de seus praticantes. A rápida intervenção pode fazer toda a diferença no resultado para preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação seja no campo de jogo ou na saúde do jogador.
O Fisioterapeuta Dr. Luiz Mateuzzo Junior (CREFITO – 3: 69347 – F) trabalha na área já faz 23 anos). Atua em campeonatos de futebol, vôlei, tênis, corrida, futebol americano e futebol de amputados.
Incidência de lesões
“Os tipos de lesões variam muito, desde uma simples escoriação, até uma parada cardíaca, passando por vários tipos de fraturas. Mas por ter trabalhado muito com o futebol, a maior incidência são os entorses, principalmente de joelho”, relatou o fisioterapeuta Dr. Luiz Mateuzzo Junior, de acordo com sua experiência profissional.
Tipos de Kit de Primeiros Socorros
Tipos de Kit
1. Básico:
- Gase;
- Luva Atadura;
- Esparadrapo;
- Curativos de vários tamanhos;
- Soro fisiológico.
2. Intermediário:
Além de todos os itens do Kit básico também é necessário:
- Prancha de remoção;
- Tala para imobilização;
- Colar cervical;
- Esfgimo e esteto;
- Termômetro.
3. Avançado:
Além de todos os itens do Kit básico e intermediário, também é necessário:
- Desfibrilador Externo Automático (DEA): é um aparelho que emite um choque elétrico no coração para restabelecer o ritmo cardíaco.
Ter conhecimento em primeiros socorros é uma habilidade valiosa para qualquer indivíduo, independentemente de sua ocupação ou ambiente. É uma medida preventiva e de apoio que pode salvar vidas, prevenir danos graves e garantir a segurança e o bem-estar das pessoas.
No artigo de hoje gostaria de enfatizar a importância de profissionais capacitados para primeiros socorros em campeonatos de condomínios.
Conscientizar as pessoas do custo benefício no investimento da capacitação de pessoas e equipamentos.
Uma simples atitude de amor ao próximo pode salvar uma vida!
A prevenção é o melhor caminho!
Cuide-se, seu corpo agradece!
Referência Bibliográfica:
1. Entrevista com o Fisioterapeuta Dr. Luiz Mateuzzo Junior; (CREFITO – 3: 69347 – F).
2. THYGERSON, Alton; GULLI, Benjamin; KROHMER, Jon. Primeiros socorros, RCP e DEA Padrão, Primeira edição em português; VICARI, Maria Regina; 5ª ed; Printed in the United States of America; Editoral médica A.W.W.E.; 2005. Páginas 2 e 3.