Desde 2018

⭐ Piracicaba, 29 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Irmão de paciente causa tumulto por demora de atendimento na UPA Vila Cristina

74faffe9-42fb-4cb9-8bee-83e72f7a5cc6

O irmão de uma paciente teria causado tumulto na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Frei Sigrist, na Vila Cristina, na tarde desta terça-feira. Ele teria tentado invadir a emergência para reclamar da demora do atendimento da irmã dele, que estava desfalecida e ainda não tinha passado por consulta médica. O PH apurou que haviam cerca de 50 pessoas que aguardavam para passar por atendimento na unidade, que contava com seis médicos.

O homem tentou entrar na emergência, mas foi impedido por um guarda civil que trabalhava na unidade. Ele ficou alterado e teria quebrado o suporte para álcool que fica no corredor e teria hostilizado o guarda. A corporação pediu apoio da Romo (Ronda Motorizada) e equipe oficial para conter os ânimos. O irmão, a mãe da paciente e o guarda civil foram para a UPJ (Unidade de Polícia Judiciária), onde o caso foi registrado. A paciente  recebeu atendimento médico e na tarde desta terça-feira estava na emergência, onde recebia medicação.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que nesta terça-feira (29), a UPA Vila Cristina já atendeu 390 pacientes até às 15h55. A pasta reforça que o quadro de médicos está completo e que 90% dos atendimentos são de pacientes com quadros não-prioritários e, neste momento, a espera pode chegar a até três horas. Os pacientes priorizados (urgentes) estão recebendo atendimento imediato e dentro do tempo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Com relação a confusão citada pela reportagem aconteceu em “decorrência do irmão de uma paciente não-prioritária que não queria esperar pelo atendimento. Ele ameaçou servidores da unidade e quebrou alguns equipamentos públicos como suporte de álcool gel e bebedouro de água. Foi solicitada a presença da Guarda Civil e,  foi confeccionado o boletim de ocorrência.